Dúvidas Frequentes
Fazer terapia realmente funciona? E quanto tempo eu vou precisar fazer terapia?
Sim, a terapia pode ser eficaz para muitas pessoas e seu sucesso varia de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada paciente. A duração da terapia varia de pessoa para pessoa e depende das questões específicas abordadas pelo paciente, da abordagem terapêutica utilizada e do comprometimento contínuo do paciente com a terapia e com parte da responsabilidade do sucesso no seu tratamento. Pode variar de algumas sessões a vários meses ou mais.
Minhas sessões de terapia serão confidenciais?
Sim, a terapia geralmente é confidencial. Os psicólogos seguem rigidamente o Código de Ética para manter a privacidade e sigilo de seus clientes. Isso significa que o que você discute na terapia é mantido em segredo entre você e seu terapeuta, e eles não podem divulgar informações sobre suas sessões a outras pessoas sem o seu consentimento, exceto em situações específicas em que há uma obrigação legal de relatar preocupações sérias com o paciente em colocar a si mesmo ou terceiros em perigo.
O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) é uma abordagem da Psicologia baseada em evidências, utilizada por psicólogos especializados nessa área que se concentra na identificação e mudança de padrões de pensamento e comportamentos negativos e disfuncionais que contribuem para dificuldades emocionais, comportamentais e psicológicas com o propósito de ajudar os indivíduos a desenvolver novas estratégias de enfrentamento mais saudáveis e melhorar seu bem-estar emocional.
"Não sei como ou por onde começar a abordar meus problemas." Como faço?
Se você não sabe como falar ou por onde começar, não se preocupe; psicólogos são treinados para conduzir as sessões e auxiliar elas a fluirem, ajudá-lo a se abrir e navegar na conversa, criando um ambiente seguro e confortável para você compartilhar seus pensamentos e sentimentos sem pressionar o paciente e respeitando seu próprio tempo.
Como saberei se a terapia está me ajudando ou se estou progredindo?
Você pode saber que a terapia está funcionando e progredindo se notar mudanças positivas em seu bem-estar emocional, melhores habilidades de enfrentamento, melhora na sua comunicação assertiva e nos seus relacionamentos interpessoais e na autoconsciência. Porém, as recaídas são uma parte comum do processo terapêutico e não significam que todo seu progresso até ali está perdido, especialmente ao lidar com problemas como dependência ou problemas de saúde mental, como alguns transtornos. O importante é comunicar ao seu terapeuta sobre a recaída, para que ele possa fortalecer o suporte e planejamento do seu tratamento. Progressos não são lineares, mas ainda pode haver muita melhora no caminho.
E se eu me sentir desconfortável em discutir determinados assuntos com meu terapeuta?
Quando se sentir desconfortável em discutir certas coisas com seu terapeuta, você pode comunicar que ainda não sente que seja a hora que deseja entrar naquele assunto. Você jamais será pressionado a falar sobre algo no qual ainda não se sente pronto para falar. Assim, seu (sua) terapeuta, pode então reforçar com você que ali é um ambiente seguro e sem julgamentos e trabalhar juntamente com você sobre como lidar com assuntos difíceis, afinal mesmo com o desconforto, eles são cruciais para a eficácia da seu tratamento do sofrimento emocional.